Portal da Transparência

Portal da Transparência

Nota de Esclarecimento

1 de agosto de 2024

Nota de Esclarecimento

14 de junho de 2023

Trabalho
irregular?

CONHEÇA NOSSO CÓDIGO DE ÉTICA E MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA FORNECEDORES

Nosso Código de Ética condena a utilização de trabalho infantil, as condições de trabalho degradantes ou análogas à escravidão. Por isso, não mantemos relações comerciais com fornecedores de reputação duvidosa ou que pratiquem, ou cuja conduta seja condenada pelo nosso Código de Ética.

Para reforçar nosso compromisso, criamos também uma cartilha que detalha os deveres dos fornecedores.

ENTENDA O CASO

Irregularidades

A Usina Coruripe tomou conhecimento da ocorrência irregularidades trabalhistas na lavoura de um dos fornecedores a partir de uma fiscalização do Ministério Público do Trabalho.

Desde 2010, está em vigor acordo com o Ministério Público, pelo qual as associações de produtores de cana seriam os responsáveis por inspecionar as condições de trabalho nas lavouras.

Leia aqui a integra do acordo.

Inspeção

Após as irregularidades trabalhistas encontradas pelo MPT nas lavouras de alguns produtores, um novo acordo foi assinado em 11 de agosto de 2022, permitindo à Usina Coruripe a inspecionar diretamente seus fornecedores. Desde então, estamos atuando para que a legislação seja cumprida e respeitada.

Leia aqui os principais tópicos deste acordo.

Direitos

Os profissionais que trabalham na colheita da cana são pessoas muito importantes no processo produtivo de qualquer indústria açucareira. São eles os responsáveis pela qualidade da matéria-prima que será transformada em açúcar ou álcool. Garantir seus direitos é dever e responsabilidade de todos.

Números

Temos 8.300 colaboradores em nossas cinco unidades e geramos outros 25 mil empregos indiretos por ano. Produzimos anualmente 500 milhões de litros de etanol, 20 milhões de sacas de açúcar e 700 megawatts de eletricidade. Somos a maior empresa do setor sucroenergético do Nordeste e a 7ª do Brasil. Nosso sucesso é fruto do esforço coletivo que começa no processamento da cana e termina no consumidor final.

RESPONSABILIDADE DA USINA CORURIPE

Pelo acordo assinado em 2 de julho de 2010, as associações de produtores de cana Asforama e Canacampo eram as responsáveis pela fiscalização dos produtores de cana em relação ao cumprimento das leis trabalhistas. No item 9.2 deste acordo, está explícito que “caso o fornecedor não cumpra a obrigação acima exposta, ele arcará com a respectiva multa, sem responsabilidade das associações ou Usina, sem prejuízo das demais sanções cabíveis”.

A Usina Coruripe tinha o direito de recusar manter negócios com um fornecedor acusado descumprir a lei, porém não tinha a prerrogativa de realizar inspeções junto aos seus fornecedores.

Agora, depois do acordo firmado em 11 de agosto com o Ministério Público do Trabalho, a Usina Coruripe poderá inspecionar os seus fornecedores e checar se eles estão cumprindo a legislação trabalhista.

FORÇA TAREFA

A companhia montou uma ‘força-tarefa’ para monitorar permanentemente as propriedades dos fornecedores de suas cinco unidades de produção. Todos são inspecionados minuciosamente a partir de um checklist com 72 itens (veja aqui)

São avaliadas desde as instalações dos alojamentos, dos banheiros, condições do uniforme, maquinário, água potável, equipamentos de segurança tanto de uso individual ou coletivo, máquinas, extintores de incêndio, insumos para manutenção ou ferramentas. A Usina Coruripe também avalia o treinamento de primeiros socorros oferecido aos trabalhadores. Após inspeção, um relatório é preenchido com tarja vermelha, indicando problemas mais graves, e tarja amarela para problemas de média gravidade.

Pelo novo acordo, a Usina Coruripe também pode recomendar a paralisação das atividades das áreas agrícolas com irregularidades até que os problemas sejam sanados.

NOSSA ESSÊNCIA

Com um século de atividades, a Usina Coruripe sempre se pautou pelo cuidado e respeito pelos seus colaboradores, clientes e meio ambiente. A trajetória de sucesso do nosso negócio, hoje referência do setor, é impulsionada pelos 8 mil profissionais que atuam nas mais diferentes áreas da empresa: administrativo, inovação, segurança do trabalho, agrícola, ciência e pesquisa, entre outros.

Nossa missão é produzir açúcar, etanol e energia com segurança e sustentabilidade, priorizando a segurança, a qualidade e a sustentabilidade.

Em todos os momentos, valorizar sempre a vida é uma filosofia que a empresa não abre mão. Nada pode se sobrepor à integridade de nossos colaboradores. A empresa tem a responsabilidade de viabilizar os recursos para que todas as tarefas sejam realizadas de forma segura. E a busca contínua por um ambiente livre de acidentes deve ser uma atitude de todas as pessoas que atuam na companhia independentemente do cargo e função que ocupem.

Programa Zero Acidentes

Em 2013, o grupo Coruripe lançou o Programa Zero Acidente Sempre com o objetivo de reduzir consideravelmente o número de acidentes com afastamento na empresa. A ideia era montar um trabalho multidisciplinar – envolvendo vários setores da empresa, direta ou indiretamente, na produção – com a meta de promover a prevenção, antecipação aos riscos, controle e adoção de todos os procedimentos de segurança.

Desde então, a Coruripe registrou uma redução de 95% do número de acidentes com afastamento em suas instalações. Com isso, a usina foi vencedora das Américas na categoria Inovação em Segurança do DuPont Safety & Sustainability Awards 2020. O prêmio é um dos mais importantes do mundo e um reconhecimento internacional às empresas com programas e projetos de excelência na área de segurança do trabalho que transformam o seu próprio negócio, melhorando o mercado como um todo.

Nosso propósito é entregar mais valor econômico, social e ambiental para os acionistas, clientes, colaboradores e parceiros. Por isso, nas operações diárias, pensamos a longo prazo e adotamos critérios a nível ESG – Environmental, Social and Governance (em português, Ambiental, Social e de Governança).

Acreditamos ainda no potencial da economia circular como parte do plano estratégico da Companhia. Como consequência, investimos massivamente na adoção de práticas sustentáveis e de iniciativas que aumentem a rentabilidade e eficiência operacional.

Nas últimas décadas, a cadeia produtiva da cana-de-açúcar alterou o seu modus operandi e, para nos manter alinhados às melhores práticas do mercado, adotamos a inovação como um dos eixos do nosso negócio. Por isso, estamos sempre direcionando recursos e esforços em novas tecnologias que possam impactar as principais áreas da empresa, com a finalidade de agilizar os procedimentos, promover a segurança e aumentar a vantagem competitiva da companhia.

Nos últimos anos, a Usina Coruripe adotou uma política de gestão de pessoas em sintonia com os seus valores: respeitar o ser humano em qualquer situação de mercado, valorizar a vida sempre, em todos os momentos, e agir com ética na relação com nossos públicos. Por isso, o grupo tem sua ação voltada para a redução do número de acidentes, bem-estar físico e emocional dos funcionários, políticas de equidade de gênero, desenvolvimento de talentos e entrega de resultados.

7.844

Colaboradores ao final do exercício

28

Estagiários e Aprendizes

1.346

Profissionais terceirizados
  • Programas de Conscientização Mensais sobre Segurança e Saúde

    Abril Verde

    Campanha dedicada à conscientização e prevenção dos acidentes de trabalho. O conteúdo é voltado a reforçar os comportamentos seguros, informando a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs.

    Maio Amarelo

    A iniciativa tem o propósito de conscientizar motoristas, pedestres e passageiros da importância de seguir as regras e leis do trânsito. Afinal, o grupo Coruripe possui importantes atividades de transporte e sabe que a principal forma para reduzir o número de acidentes e garantir o bem-estar de todos e todas através da educação no trânsito.

    Setembro Amarelo

    Mês Mundial de Prevenção ao Suicídio. A campanha busca discutir o assunto de forma empática, de maneira a reduzir o preconceito das pessoas sobre saúde mental e incentivá-las a buscar ajuda médica e/ou tratamento psicológico não apenas para si, mas para os que estão à sua volta e podem estar precisando de ajuda.

    Outubro Rosa

    Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama que estimula as mulheres da empresa a prestarem atenção a uma das questões de saúde que mais afeta as brasileiras.

    Novembro Laranja

    Campanha de conscientização sobre a Perda Auditiva, lembrando que a questão é não apenas de saúde, mas também de segurança.

    Novembro Azul

    Campanha de prevenção ao Câncer de Próstata que busca combater o preconceito masculino contra um exame simples que é capaz de detectar o problema ainda em sua fase inicial.
  • Programa Acolher e a Saúde de Nossos Funcionários
    Quase dois anos após o início da pandemia de Covid-19, seguimos com as medidas de prevenção estabelecidas pelas mais credenciadas autoridades no estudo da doença, como a Organização Mundial de Saúde. Durante todo este difícil período, diante de um vírus sobre o qual os cientistas ainda pouco conheciam, distribuímos todas as informações evidenciadas à medida em que médicos e pesquisadores as liberavam para a população: medidas de prevenção ao vírus; incentivo de adesão à campanha de vacinação contra o novo coronavírus; dicas de práticas de exercícios físicos na pandemia à Covid-19.
    Continuamos firmes nos protocolos de segurança para garantir o bem-estar de todos. Por isso mesmo, investimos ainda mais na saúde de nossos funcionários e funcionárias, física e emocionalmente, com atendimento da área de saúde 24h (por enfermeiros e médicos) toda a semana por telefone.
    E para fornecer apoio psicológico na pandemia, marcada por perdas de vidas humanas que abalaram profundamente a saúde mental de todos nós, criamos o Programa Acolher, que oferece atendimento psicológico todos os dias e ajuda na área de saúde 24h por dia via teleatendimento realizado por psicólogos. Também fazemos encontros virtuais para falar sobre saúde mental e distribuímos materiais informativos sobre o tema.
  • Programas de Capacitação
    Desenvolver profissionais competentes com todo o tipo de talento requer fundos para capacitações e programas educacionais. A Coruripe adota uma estratégia agressiva para reter seus talentos e promover a alta performance na usina. Essas ações melhoram os processos criativos e produtivos da empresa e garantem a segurança a indivíduos que possuem habilidades enriquecedoras e primordiais para o negócio.
    Nossas principais táticas para desenvolver as pessoas – e que vão muito além dos convencionais programas de recursos humanos – são:
    EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
    BOLSA DE ESTUDOS
    (DAS QUAIS 50% DIRECIONADAS ÀS MULHERES)
    BOLSA QUALIFICAÇÃO
    JOVEM APRENDIZ
    PROGRAMA DE ESTÁGIO
    BIBLIOTECA COMPARTILHADA
    PLANO DE CARGOS E CARREIRA
    AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
  • Equidade de Gênero da Coruripe
    A Usina Coruripe adotou uma série de estratégias voltadas para ampliar a participação da mulher na companhia, consciente da importância em promover um ambiente de trabalho que proporcione condições para o desenvolvimento igualitário dos gêneros.

    O primeiro passo foi fortalecer seu compromisso com a causa junto à ONU Mulheres e ao PactoGlobal por meio da assinatura do Termo de Princípios do Empoderamento da Mulher, que estabeleceu sete linhas de ação:

    • Deixar a liderança corporativa – seu mais alto nível – sensível à igualdade de gênero;
    • Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação;
    • Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa;
    • Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres;
    • Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing;
    • Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social;
    • Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.
    Mas os esforços não pararam aí. A Coruripe criou o Comitê da Mulher com a meta de debater ações eficazes para incentivar a igualdade de gênero na empresa. O Comitê é responsável também por promover debates e seminários sobre temas como empreendedorismo feminino, combate ao machismo, mulheres na liderança, carreiras, entre outros temas.
    Um banco de talentos totalmente direcionado à contratação de mulheres foi criado, de olho tanto na indústria, quanto no laboratório, no campo ou no setor administrativo. Outra iniciativa é a reserva de 50% das bolsas de estudos para o quadro feminino do grupo. Todas as ações buscam promover a retenção das colaboradoras, incentivando-as a ocupar cargos de liderança na empresa.

É da terra que tiramos o nosso sustento e por isso entendemos que a natureza é, para a Coruripe, o nosso bem mais precioso.

O nosso negócio acredita na sustentabilidade como proposta de valor. Para isso, investimos no diferencial de uma gestão integrada que combina aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Conheça como atuamos em cada um desses aspectos: