Ambiental

Ambiental

  • Home
  • Sustentabilidade
  • Ambiental
Reservas Ambientais

O mesmo cuidado que dedicamos em nossas operações se reflete também em nosso compromisso com o meio ambiente.

Mantemos mais de 28 mil hectares de áreas de preservação e parte dessas áreas, foram transformadas em sete Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RRPN´s) e em um Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, abrangendo os biomas Mata Atlântica e Cerrado, entre os estados de Alagoas e Minas Gerais. Para a preservação dessas áreas, estabelecemos parcerias com Organizações Não-Governamentais (ONGs), órgãos ambientais e instituições de pesquisa.

7 RPPNs

7 RPPNs

(Reserva Particular do Patrimônio Natural)

+ de 28 mil hectares

+ de 28 mil hectares

de áreas de preservação

2 biomas preservados

2 biomas preservados

Mata Atlântica e Cerrado

Mata
Atlântica

Área preservada: 7.380 hectares

Um dos poucos e mais belos remanescentes da Mata Atlântica brasileira está localizado no município de Coruripe, AL. O Sítio Pau-brasil, cujo nome foi dado devido à existência, naquele local, de grande quantidade de pau-brasil, é reconhecido pela Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera Mata Atlântica (RBMA).

O local possui um Centro de Educação Ambiental, que dispõe de sala de palestras, biblioteca e de uma ampla estrutura para visitantes, e um grande viveiro de mudas da Mata Atlântica, capaz de produzir 70 mil mudas por ano.

Principais projetos: Projeto Bugio, Projeto Mamíferos, Projeto Papagaio-chauá e Projeto ASAS - Área de Soltura de Animais Silvestres.

Cerrado

Área preservada: 21.480 hectares

Mantemos no município de Januária, MG, a RPPN Porto Cajueiro, preservando o bioma Cerrado, um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do planeta. Permeada pelo Rio Carinhanha, um dos principais afluentes do Rio São Francisco, a reserva faz parte do Mosaico das Unidades de Conservação Sertão Veredas Peruaçu.

As veredas são vegetações típicas da região, habitadas por onças-pintadas, lobos-guarás, iraras, antas, jaguatiricas, veados dentre outras espécies nativas do cerrado, que vivem protegidos na reserva.

Principais projetos: Projeto Bicudo, Projeto Anfíbios e Projeto Mamíferos, programa de prevenção e combate a incêndios florestais.

RPPN
Porto Cajueiro

Área preservada
6.190 hectares

Localização
Porto Cajueiro, MG

RPPN
Lula Lobo I

Área preservada
68,65 hectares

Localização
Feliz Deserto, AL

RPPN
Pereira

Área preservada
219,91 hectares

Localização
Feliz Deserto, AL

RPPN
Riacho Seco

Área preservada
150,00 hectares

Localização
Coruripe, AL

RPPN
Afrânio Menezes

Área preservada
220,68 hectares

Localização
Coruripe, AL

RPPN
Mutum-de-Alagoas I

Área preservada
74,87 hectares

Localização
Coruripe, AL

RPPN
Mutum-de-Alagoas II

Área preservada
249,53 hectares

Localização
Coruripe, AL

Assista ao vídeo de nossas reservas

Proteção da Biodiversidade

Acreditamos que a proteção da biodiversidade é essencial para a sustentabilidade de nosso negócio. Por isso, dedicamos esforços significativos para garantir a preservação da biodiversidade e a proteção de espécies ameaçadas em nossas áreas de atuação.

Conheça nossos projetos ambientais que demonstra nosso compromisso contínuo com a conservação da biodiversidade e a sustentabilidade ambiental.

Projeto Bicudo

O projeto é realizado na RPPN Porto Cajueiro, em Januária/MG, para reintrodução do pássaro Bicudo, que esteve na relação de animais extintos e não era avistado há pelo menos 30 anos.

Além de soltura e monitoramento da espécie, realizamos ações com a comunidade para sensibilizar as pessoas sobre à importância da manutenção da biodiversidade na região.
O projeto conta com o apoio do Instituto Ariramba de Conservação da Natureza e a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.
Projeto Bugio

Na região nordeste, colaboramos com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para o mapeamento científico de mamíferos, avaliando as necessidades sistêmicas dos animais, que podem estar relacionadas à sua extinção.

Recentemente, identificamos o macaco bugio (ou guariba), um macaco arborícola e herbívoro, como uma espécie para o processo de reintrodução. Estamos realizando estudos para garantir que o ambiente tenha alimento nativo, água, condições para reprodução e para avaliar os impactos da infraestrutura nas áreas preservadas.
  • Alagoas Mais Verde

    Projeto do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas em que a Usina Coruripe faz parte em ações de cunho socioambiental de plantio de mudas nativas na região e envolve ações em conjunto com escolas municipais.

  • Projeto Mamíferos

    Monitoramento de mamíferos na RPPN Porto Cajueiro e na Mata Atlântica em Alagoas, realizado em parceria com o Instituto Biotrópicos.

  • Reintrodução de Peixes no Rio Coruripe

    Realizamos repovoamento com peixes locais em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), comunidades, Organizações Não-Governamentais (ONGs) e associações de pescadores locais. Esses esforços visam garantir a saúde dos ecossistemas aquáticos e promover a conservação das espécies de peixes na região.

  • Projeto Anfíbios

    Envolve a coleta de informações para inventariar espécies de anfíbios em áreas do rio Carinhanha, na Reserva Porto Cajueiro, a fim de apontar medidas efetivas de conservação da fauna. Realizado em parceria com o Instituto Biotrópicos.