Portal da Transparência

Portal da Transparência

Nota de esclarecimento

01 DE AGOSTO DE 2024

A Usina Coruripe reafirma seu compromisso com a rigorosa observância dos contratos firmados com todos os seus fornecedores, pautando-se por princípios de excelência e respeito às normas brasileiras. A empresa refuta categoricamente as acusações apresentadas, destacando que os autos de infração emitidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) são objeto de uma Ação Anulatória na Justiça. Neste mês, foi publicada uma decisão favorável ao pedido de tutela antecipada, impedindo que o MTE inscreva a Coruripe no Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à escravidão. Adicionalmente, a Polícia Federal instaurou um inquérito penal com base nos autos de infração do MTE, concluindo pela inexistência dessa prática por parte da Usina Coruripe.

A decisão judicial favorável à Usina Coruripe é um importante precedente no reconhecimento da necessidade de uma análise criteriosa e justa das acusações de trabalho análogo ao escravo . A tutela antecipada concedida demonstra que a Justiça está atenta à necessidade de proteger as empresas de acusações infundadas, garantindo que apenas casos comprovados sejam punidos.

A Usina Coruripe reforça a importância sobre a conformidade com as normas ambientais e trabalhistas no setor sucroenergético, onde tem se destacado pela implementação de políticas rigorosas de compliance e responsabilidade social, o que é fundamental para a sustentabilidade e credibilidade do setor.

Autorizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) desde agosto de 2022, a companhia segue dedicada à fiscalização de 72 itens relacionados à segurança e às condições de trabalho nas empresas fornecedoras de cana-de-açúcar.

A Usina Coruripe também criou um canal exclusivo de denúncias (https://www.usinacoruripe.com.br/transparencia), onde todas as irregularidades identificadas serão corrigidas ou, caso contrário, reportadas às autoridades competentes para as devidas providências legais. Antes dessa autorização, a empresa estava impedida de realizar fiscalizações "in loco" em seus fornecedores.

Em conformidade com uma rigorosa política de compliance, os fatos foram esclarecidos a clientes, colaboradores e à sociedade em geral em 2022.

Prestando quase um século de serviços, a Usina Coruripe, que completará 100 anos de atividades em fevereiro de 2025, reitera seu reconhecimento pelo alto padrão de responsabilidade social que norteia suas operações no setor sucroenergético brasileiro. Atualmente, a companhia emprega diretamente mais de 8 mil colaboradores em suas quatro unidades produtivas em Minas Gerais (Iturama, Campo Florido, Carneirinho e Limeira do Oeste) e uma em Alagoas (Coruripe), além de um terminal ferroviário próprio em Iturama.


Voltar