Através da presente nota particular, a S/A USINA CORURIPE AÇÚCAR E ALCOOL esclarece que, em 12/06/2023, foi isenta de qualquer responsabilidade no Inquérito Criminal conduzido pela Polícia Federal, que investigava o crime de trabalho análogo ao de escravo. A investigação ocorreu em razão da fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego, ocorrida em 27/04/2022, em duas das 498 empresas fornecedoras de cana-de-açúcar da Usina Coruripe, tendo sido levantados indícios de irregularidades trabalhistas naquela ocasião.
A Usina Coruripe disponibiliza a consulta à decisão na íntegra, assim como o link para a denúncia correspondente, o qual está disponível no próprio documento.
Aproveitamos esta oportunidade para informar que a empresa continuará dedicada à fiscalização de 72 itens relacionados à segurança e condições de trabalho nas empresas fornecedoras independentes de cana. Todas as irregularidades identificadas serão corrigidas, caso contrário, serão reportadas às autoridades competentes, as quais adotarão as medidas legais cabíveis.
A Usina Coruripe, com quase 100 anos de atividades e reconhecimento no setor sucroenergético nacional, mantém uma postura extremamente rigorosa ao seguir os princípios de excelência e respeito às normas. A empresa se orgulha do alto padrão de responsabilidade social que orienta suas operações e mantém uma relação digna e correta com seus colaboradores, fornecedores e clientes.
Atualmente, a Coruripe emprega diretamente mais de 8 mil colaboradores em quatro unidades produtivas em Minas Gerais (Iturama, Campo Florido, Carneirinho e Limeira do Oeste) e uma em Alagoas (Coruripe), além de um terminal ferroviário próprio em Iturama.