Governança

Governança

  • Home
  • Sustentabilidade
  • Governança
Agenda ESG

Nosso compromisso com os aspectos socioambientais sempre foi um pilar central em nossas atividades.

Nosso compromisso com os aspectos socioambientais sempre foi um pilar central em nossas atividades.

Ao longo de 100 anos, fomentamos uma cadeia de negócios orientada pela economia circular, com crescimento pautado em práticas sustentáveis.

A implementação de uma agenda ESG sólida, assegura nosso compromisso com o futuro sustentável e reafirma nosso papel como uma empresa que integra sustentabilidade ao seu core business, buscando crescimento econômico sem abrir mão da responsabilidade social e ambiental.

O que compõe nossa Agenda ESG?

A agenda ESG da Usina Coruripe é composta por quatro pilares:
1

Materialidade

2

Política de Sustentabilidade

3

Alinhamento aos ODS e Pacto Global

4

Economia Circular

Pilar 1

Materialidade

Os nossos temas prioritários foram definidos em 2021, em parceria com uma consultoria externa, quando identificamos e validamos com nossos principais stakeholders oito temas materiais relacionados ao meio ambiente, à sociedade, à economia e à governança.

Esses temas foram, ainda, correlacionados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com os 10 Princípios do Pacto Global, do qual somos signatários desde 2021.

1
Biodiversidade e Uso do Solo

Envolve atividades que ocorrem em áreas de proteção ambiental, de alto valor de biodiversidade e a utilização do solo, bem como uma estratégia para reduzir impactos e/ou mitigar riscos.

2
Gestão das Mudanças do Clima e Ecoeficiência

Trata das iniciativas da companhia para combater e se adaptar às mudanças do clima, gerenciar emissões de GEE, otimizar o consumo de recursos naturais e realizar uma gestão adequada de resíduos.

3
Diversidade, Igualdade de Oportunidades e Não Discriminação

Trata de como a empresa desenvolve um ambiente cada vez mais diverso e inclusivo para os colaboradores, ampliando a participação de grupos sub-representados e/ou minorizados na força de trabalho.

4
Saúde, Segurança e Valorização do Capital Humano

Abrange a gestão de pessoas da empresa, o cumprimento de legislações trabalhistas a preocupações com saúde, segurança e bem-estar dos colaboradores, capacitações e combate ao trabalho infantil ou forçado.

5
Desenvolvimento das Comunidades

Engloba as ações da Usina Coruripe para contribuir com o desenvolvimento das comunidades do entorno de suas operações, com vistas à educação, empoderamento e à autonomia das pessoas.

6
Crescimento Ético dos Negócios

Aborda a busca da companhia por ampliar o negócio constantemente, sempre orientada por padrões elevados de conformidade, princípios éticos e uma conduta transparente nas interações com as partes interessadas.

7
Agenda Estratégica ESG

Trata da adoção de uma visão sobre os temas socioambientais cada vez mais integrada ao negócio, gerenciando riscos e incorporando oportunidades para promover o avanço da empresa em gestão ESG.

8
Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor

Abarca o foco da empresa em pesquisa e desenvolvimento para promover a sustentabilidade – incremental ou disruptiva – não só de seus produtos finais, mas na gestão dos elos da cadeia de valor.

Pilar 2

Política de Sustentabilidade

Nossa Política de Sustentabilidade orienta nossas ações e define os compromissos da empresa. Esse documento inclui a melhoria contínua do nosso Sistema de Gestão Integrada, assegurando o desenvolvimento sustentável e a proteção do meio ambiente.

Nosso objetivo é proporcionar condições seguras e saudáveis para nossos colaboradores, garantir a qualidade e segurança dos produtos, e atender às expectativas de todas as partes interessadas.

Também buscamos minimizar impactos socioeconômicos e ambientais, incentivando o desenvolvimento sustentável entre nossos fornecedores e parceiros, enquanto mantemos uma comunicação clara e transparente.

Acessar Política de Sustentabilidade
Pilar 3

Alinhamento aos ODS
e Pacto Global

Em 2018, demos um passo importante ao alinhar nossa estratégia aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma iniciativa global que visa erradicar a pobreza e promover a prosperidade, preservando o meio ambiente. Essa integração fortaleceu nossa compreensão sobre sustentabilidade e aprimorou nossa atuação ao longo de toda a cadeia produtiva.

Além disso, desde 2021, somos signatários do Pacto Global, uma iniciativa da ONU que promove a adoção de dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Esses princípios norteiam nossas práticas e reforçam nosso compromisso com a ética e responsabilidade social.

Pilar 4

Economia Circular

Nosso crescimento é baseado em um modelo sustentável que insere a economia circular no centro da nossa atividade, permitindo a valorização integral das matérias-primas agrícolas e colocando a sustentabilidade no centro de cada ação.

Cana-de-açúcar

A cana-de-açúcar, matéria-prima dos nossos produtos, é proveniente de plantios próprios e de produtores parceiros.

Rotação de culturas

Praticamos, em todas as nossas unidades, a rotação de culturas para a manutenção de solo.

Açúcar

Em nossas cinco unidades, a cana-de-açúcar passa pela moagem e extrai-se o caldo, que dá origem ao açúcar.

Etanol

Em nossas cinco unidades, a cana-de-açúcar passa pela moagem e extrai-se o caldo, que dá origem ao etanol.

Bioenergia

O bagaço da cana-de-açúcar é queimado nas caldeiras para produzir vapor, que é convertido em energia elétrica renovável. Esse processo torna nossas operações autossuficientes em energia e proporciona receita adicional com a venda do excedente gerado.

Levedura Seca

A levedura seca, proveniente da secagem do creme de levedura (resíduo da fermentação da produção de etanol), é indicada para a composição de ração utilizada na nutrição animal.

Torta de Filtro e Cinzas

A torta de filtro (originária do processo de fabricação do açúcar) e as cinzas (resíduo das caldeiras) também são utilizadas como biofertilizantes nos canaviais.

Vinhaça

A vinhaça, resíduo da destilação do caldo da cana-de-açúcar, é utilizada para a fertirrigação dos canaviais.