27 de setembro de 2019

Usina Coruripe celebra 68 dias sem acidentes de trabalho com afastamento nas unidades em Minas Gerais e Alagoas

Usina Coruripe celebra 68 dias sem acidentes de trabalho com afastamento nas unidades em Minas Gerais e Alagoas



A Usina Coruripe, uma das maiores do setor sucroalcooleiro no país, celebra os bons indicadores de segurança no trabalho. Neste mês, a usina completou 68 dias sem acidentes de trabalho com afastamento em todas as unidades. Este é um recorde histórico na empresa.

O resultado é fruto da dedicação dos colaboradores e esforço da empresa para criar práticas de segurança sustentáveis, com equipes interdependentes em que as pessoas cuidam umas das outras. De acordo com Fábio Moniz, diretor de Administração e Recursos Humanos da Usina Coruripe, o fato demonstra que os colaboradores têm absorvido a cultura da empresa. “Segurança é prioridade em toda a nossa operação. Um resultado tão importante como esse só poderia ser alcançado com o comprometimento e cooperação de todos os colaboradores, que incorporaram as práticas de segurança em suas atividades no dia a dia”, afirma.

Ainda segundo o Moniz, os líderes têm papel importante nesse feito histórico por incentivar o comprometimento de todos com a cultura de segurança das usinas. “Parabenizamos nossos líderes e suas equipes pelo empenho e dedicação, e vamos continuar em busca da nossa meta de acidente zero”, finaliza. Para isso, a companhia promove treinamentos contínuos de segurança em todas as unidades e prioriza os investimentos no programa “Zero Acidente Sempre”.

A empresa tem reduzido de forma consistente o número de acidentes com afastamento em todas as unidades. Para o diretor de Administração e Recursos Humanos da Coruripe, essa conquista só foi possível graças ao trabalho de conscientização de todos os colaboradores. “O programa foi fundamental para chegarmos nesse resultado, mas o trabalho de conscientização e compromisso dos empregados com o bem-estar coletivo foi crucial. A busca por zero acidentes é uma constante”, declara.

Setembro Amarelo

Para fortalecer a qualidade de vida dos colaboradores, a Usina Coruripe também aderiu à campanha Setembro Amarelo. Ao longo do mês, as unidades realizaram um ciclo de atividades voltadas a prevenção do suicídio. A ação teve palestras educativas com psicólogos, entrega de folders informativos, fitas amarelas para crachá, além da interação entre gestores e equipes por meio de mensagens reflexivas sobre a valorização à vida.

Para a colaboradora Flávia Cristina, a campanha foi de grande importância e ajuda para todos compreenderem a gravidade do problema. “As ações mostraram que o suicídio está cada vez mais presente; por isso, devemos estar atentos para ajudar o próximo todos os dias e ouvir, amparar e cuidar é sempre a melhor forma de auxiliá-lo”, comentou.

“O respeito pelas pessoas, um de nossos valores, é refletido diretamente nessas ações de promoção à qualidade de vida. A ideia da prevenção ao suicídio não deve partir só das unidades de saúde, mas também das empresas. Nosso objetivo aqui foi formar uma corrente de prevenção”, comenta Fábio Moniz.