23 de fevereiro de 2018

Programa Zero Acidente Sempre completa quatro anos como um case de sucesso

Programa Zero Acidente Sempre completa quatro anos como um case de sucesso


Índices de acidentes reduziram em mais de 90% após sua implantação

Colaboradores permanecem engajados na busca do Zero Acidente Sempre

Após um diagnóstico do setor de Saúde e Segurança no Trabalho, a Coruripe decidiu, em 2014, executar um plano de ação para redução de acidentes. À época, registrava-se 409 acidentes com afastamento por safra. Ao longo dos últimos quatro anos, a empresa investiu intensamente em capacitação para a liderança e campanhas educativas para colaboradores e, em parceria com a Dupont, estabeleceu as principais estratégias para a mudança de comportamento.

Hoje, a companhia conta com métodos e ferramentas de controle para que a gestão da Segurança seja um tema presente na vida de todos. Dentre as muitas conquistas, pode-se citar as duas mais recentes: a Unidade Carneirinho completou 1 ano sem acidentes com afastamento, recebendo o troféu prata e a Unidade Iturama foi reconhecida com o troféu bronze por alcançar 6 meses sem acidentes. Para comemorar cada conquista, todos os colaboradores participam de celebrações.

Além das conquistas das unidades e de áreas especificas, a Coruripe alcançou, em março de 2017, 50 dias sem acidentes em todo o grupo, denotando o compromisso pessoal de cada colaborador para que os acidentes sejam extintos de suas rotinas. O gerente de Segurança do Trabalho, Nelson Pilla, acredita que “o respeito pelas pessoas, um de nossos valores, é refletido diretamente na busca pelo zero acidente. Todos os dias, as equipes somente iniciam suas atividades após discutir uma dica de segurança. Inserir o tema em todos os encontros é uma forma de incorporá-lo nas nossas vidas. É uma grande satisfação acompanhar as conquistas da empresa e também o avanço individual de cada colaborador que se compromete com o trabalho seguro.”

Lançamento do Programa Stop para a liderança, em parceria com a Dupont, em 2014

Campanhas conscientizam colaboradores sobre a importância da segurança para suas vidas

Celebrações marcaram as quebras de recordes em todas as unidades do grupo

Unidade Carneirinho completa um ano sem acidentes com afastamento

Comemoração por seis meses sem acidentes sem afastamento em Iturama