22 de outubro de 2018

Portal de RH facilita acesso de colaboradores

Portal de RH facilita acesso de colaboradores


Preocupação com meio ambiente e autonomia dos profissionais motivaram o desenvolvimento do projeto

O departamento de Recursos Humanos da Usina Coruripe agora conta com um facilitador especial: o Portal de RH, inaugurado em outubro. O novo sistema é intuitivo e moderno e pode ser acessado pelos próprios colaboradores de qualquer lugar, seja pelo computador, seja através de dispositivos móveis.

A plataforma oferece diversos serviços aos colaboradores, como o acesso ao histórico de holerites, a visualização do saldo de banco de horas, a atualização cadastral e a data dos exames periódicos. Segundo a coordenadora de treinamento e desenvolvimento colaborativo da Usina Coruripe e uma das responsáveis pelo projeto, Fernanda Degani, uma das propostas do projeto é permitir maior autonomia e independência aos colaboradores. “Colocamos várias informações que eram necessárias para que o profissional não precisasse telefonar para o setor responsável sempre quando precisar de alguns dados específicos. Assim, o próprio colaborador pode fazer sua gestão, se organizar e acompanhar seus pontos fortes”, argumenta Fernanda.

Outra motivação da empresa para a criação do portal foi a preservação da natureza, já que a iniciativa proporciona a economia do papel que seria utilizado para a impressão dos documentos. “A Usina tem uma grande preocupação com o meio ambiente e isso se reflete em nossos processos administrativos. Hoje, por exemplo, contamos com 9.500 colaboradores. Antes, precisávamos emitir 9.500 holerites por mês”, conta Fernanda sobre o cenário anterior ao portal. “Precisávamos mudar essa postura para nos alinharmos a nossas diretrizes de sustentabilidade e de inovação”.

Segundo Fernanda, a proposta é de que o projeto se aperfeiçoe e seja concluído até 2020. “Ao fim desse trabalho, queremos oferecer aos colaboradores uma plataforma completa, com informação sobre os rendimentos nos últimos cinco anos, sobre a gestão de férias pessoal e de toda a equipe e sobre gestão do ponto”, adianta a profissional.