29 de novembro de 2019

#MulheresCoruripe - Izabel de Paiva

#MulheresCoruripe - Izabel de Paiva


"Quero que outras mulheres tenham a oportunidade que eu tive"

Superando barreiras de gênero, Izabel de Paiva Pereira ocupa o cargo de motorista 3 na Usina Coruripe. Ela faz parte do grupo de mulheres que não se amedrontam com a profissão, majoritariamente ocupada por homens, e assume a direção de veículos pesados.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), no Brasil, existem pouco mais de 182 mil cidadãs habilitadas a dirigir caminhões. Elas correspondem a 6,5% do total de quase 3 milhões de profissionais com carteiras das modalidades requeridas para esse tipo de condução.

Izabel é uma das mulheres no país que vêm quebrando paradigmas. A sua disciplina e coragem fizeram com que ela fosse reconhecida na empresa, onde começou sua carreira como motorista II e logo depois passou a ocupar a função III. Para ela, “é muito gratificante trabalhar na Usina, tudo é diferente e organizado. Com o tempo surgiu a oportunidade e eu fui promovida, hoje eu sou motorista 3 de caminhão-pipa”.

Ela sonha que mais mulheres possam ingressar na Usina Coruripe e tenham acesso a novas oportunidades no mercado de trabalho: “Antes não contratavam tantas mulheres, agora estão contratando e eu fico muito feliz com isso. Do mesmo jeito que eu entrei, gosto e acho bom meu serviço, quero que outras mulheres tenham a oportunidade que eu tive. Nós somos capazes e conseguimos realizar um trabalho tão bem quanto eles. Sempre falo para as mulheres, que estão entrando:‘nós temos que fazer nosso trabalho bem-feito, pois se estamos ali temos que nos esforçar e fazer o melhor’”.

Equidade de gênero na empresa 

A Usina Coruripe vem aumentando a cada ano o número de mulheres no quadro de colaboradores. Em outubro de 2019, a usina firmou sua adesão aos Princípios do Empoderamento das Mulheres, promovidos pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global das Nações Unidas. Com essa iniciativa, a Coruripe firma um compromisso de adotar medidas que promovam a equidade de gênero. Saiba mais aqui.