NOTÍCIAS

"Sem assédio, com respeito" é o slogan da campanha

Usina Coruripe lança campanha de conscientização contra assédio

Ideia foi concebida a partir de uma ação realizada no Dia Internacional da Mulher

14 de novembro de 2017

Igualdade de gênero e respeito às mulheres são pontos importantes entre os valores da Usina Coruripe, uma das maiores do setor sucroalcooleiro no país. Neste mês, a empresa lançou uma campanha com o objetivo de conscientizar os colaboradores sobre assédio moral e sexual. A ideia é promover uma reflexão sobre o assunto por meio de cartazes e displays, distribuição de camisas e canecas, avisos nos banheiros, filas e no ônibus da companhia com o slogan "Sem assédio, com respeito". Também foi desenvolvido um vídeo sobre o tema, que está sendo divulgado nas redes sociais da Coruripe. As peças reforçam que assédio é crime, conforme o artigo 61 da Lei 3688/1941, e informa o telefone para denúncias.

A campanha foi concebida a partir de uma ação realizada no Dia Internacional da Mulher, em que sete colaboradoras assumiram as diretorias da companhia e debateram sobre igualdade de direitos e fizeram reuniões para tratar sobre o papel da mulher na empresa. A partir dessa ação, elas identificaram a importância de conscientizar todos os colaboradores da Coruripe sobre respeito às mulheres e sugeriram a campanha. Atualmente, dos 9,4 mil funcionários da empresa, 670 são mulheres.

Fábio Moniz, diretor-administrativo e de Recursos Humanos da Usina Coruripe, explica que o objetivo da campanha é valorizar as mulheres e possibilitar o aumento da participação delas na empresa. "Nós temos investido na igualdade de gêneros e acreditamos que é muito importante contarmos com a competência de todas as nossas colegas para o crescimento da empresa no mercado. Priorizamos o nosso capital humano feminino e esperamos uma boa receptividade de todas essas ações promovidas", declara.

De acordo com Moniz, a presença das mulheres na Usina Coruripe tem aumentado gradualmente. Exemplo disso foi a abertura das vagas para jovens aprendizes do sexo feminino em cargos que eram antes tradicionalmente ocupados somente pelos homens. "Em Alagoas, por exemplo, das 120 pessoas que foram contratadas nesse processo seletivo, 80 são mulheres. Essa seleção independe do gênero, mas do bom desempenho e competência das jovens profissionais", acrescenta.

Com o objetivo de disseminar a campanha, a Coruripe vai disponibilizar as peças de conscientização para que outras empresas também possam divulgá-las aos colaboradores. A empresa que tiver interesse pode entrar em contato pelo e-mail corp.coruripe@usinacoruripe.com.br e solicitar o material.