NOTÍCIAS

Treinamento sobre 5S na unidade Coruripe

Programa 5S é ampliado na Usina Coruripe

Metodologia se baseia em conceitos práticos para atingir a qualidade total

22 de junho de 2017

No dia 21 de junho, foi iniciada a ampliação do Programa 5S da Usina Coruripe, desenvolvido pela área de Sistema de Gestão Integrada. O 5S é uma metodologia japonesa de gestão da qualidade empresarial que pode ser aplicada em qualquer ambiente de trabalho, por utilizar conceitos simples e práticos baseados nos sensos de utilização, organização, limpeza, saúde e disciplina. São orientações para prevenir acidentes, aumentar a produtividade e propiciar uma melhor qualidade de vida dos funcionários, além de diminuir desperdícios. A fase de implementação teve início na unidade Coruripe e se estenderá para as outras unidades da companhia, em Minas Gerais.

Supervisores da empresa participaram de um treinamento em que foi apresentado o programa 5S e sua importância para o alcance da qualidade total. Eles serão responsáveis por monitorar diariamente suas áreas, para mantê-las adequadas aos conceitos do programa. Na próxima etapa, ocorrerá uma avaliação da execução do programa, depois serão apresentados os resultados para analisar se os objetivos estabelecidos foram alcançados.

“O treinamento sobre 5S foi bem produtivo. Conhecer mais sobre o programa foi importante para que possamos transmitir as informações sobre ele aos colaboradores de nossas áreas. As etapas foram bem planejadas e existe uma equipe preparada para gerenciá-lo. Acredito que isso trará muitos benefícios a empresa, porque estaremos focados em buscar a melhoria da qualidade dos produtos, a segurança no trabalho e um ambiente cada vez mais saudável”, disse Luiz Carlos Santos, líder de Oficina Mecânica.