Usina Coruripe Matriz

Philipe Medeiros

Usina Coruripe é a maior do Nordeste

Tecnologia de ponta, da matéria-prima ao produto final

Localizada no município de Coruripe, em Alagoas, a matriz da Usina Coruripe destaca-se por ser a maior produtora de açúcar e álcool de todo o Norte/Nordeste brasileiro. A empresa é privilegiada por possuir 36 mil hectares de terras planas, ser bem abastecida de recursos hídricos e contar com mais de 80% de cana própria.

Para melhor aproveitar os recursos hídricos, a Coruripe construiu represas que armazenam mais de 82 milhões de m³ de água, usada na irrigação dos canaviais; também construiu 190 Km de canais irrigatórios e implantou um sistema automatizado de fertirrigação que dosa a quantidade certa de água e fertilizante para irrigar os canaviais. Esta técnica aumenta a produtividade agrícola em aproximadamente 50% e reduz o custo com fertilizantes, herbicidas, mão de obra e água.

Tamanha generosidade da natureza para com a usina matriz foi retribuída com a implantação de várias ações de educação e preservação ambiental. Reconhecimento alcançado por meio da conquista da ISO 14001 e do selo de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, título pioneiro no país, concedido pela Unesco.

A Coruripe também foi uma das primeiras usinas do mundo a possuir a certificação dos créditos de carbono e, desse modo, fazer parte de um seleto grupo de empresas que contribuem para a redução da poluição do planeta.