SOCIOAMBIENTAL

Socioambiental

Mata nas margens protege Rio Coruripe

A política de responsabilidade socioambiental adotada pelo Grupo Tércio Wanderley destaca-se pela sua constância e amplitude. Desde o início de sua vida empresarial, o comendador Tércio Wanderley já tinha como objetivo a valorização do seu humano. Hoje, as empresas do grupo oferecem programas de saúde, educação, habitação e aposentadoria.

A Oficina de Papel Artesanal, por exemplo, ação desenvolvida em Alagoas e Minas Gerais, melhora a renda familiar de jovens por meio da venda de artesanato feito a partir da mistura do bagaço da cana com papel de sacos de cimento. Também são relevantes os produtos fabricados com a palha do ouricuri e da taboa, plantas da flora alagoana que possibilitam trabalho e renda para mais de 100 famílias; iniciativa realizada em parceria com as prefeituras de Feliz Deserto e Coruripe.

Com ênfase na formação e educação das crianças, a Coruripe mantém creches/escolas nos municípios onde atua. Em Minas Gerais, destaca-se o projeto Florescer, que oferece educação e cultura para centenas de crianças e jovens do município de Campo Florido. Um dos programas de maior alcance social praticado em Alagoas é o Basquete Cidadão, promovido com a Federação de Basketball de Alagoas. Ele atende mais de 300 crianças, inserindo-as socialmente pela prática do esporte.

O respeito à natureza levou a Usina Coruripe a destinar 17 mil hectares de terra própria à preservação. Mais de nove mil hectares já foram transformados em RPPNs – Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) –, que é uma forma irreversível de manter a área permanentemente preservada. É o caso de Porto Cajueiro, no município de Januária, no norte mineiro, e da Pereira, em Feliz Deserto, litoral de Alagoas.

Além disso, a Coruripe vem recuperando matas ciliares e substituindo a cana plantada nas áreas de encostas por reflorestamento. A empresa também implantou uma sementeira de árvores da Mata Atlântica que produz anualmente mais de 50 mil mudas de espécies nativas.

Idese, a vida em primeiro lugar
Com o objetivo de expandir os seus investimentos socioambientais, o Grupo Tércio Wanderley fundou, em abril de 2005, o Instituto para o Desenvolvimento Social e Ecológico – Idese. Trata-se de uma instituição que tem como objetivo promover a preservação da natureza e o progresso da comunidade, por meio da promoção de ações voltadas para o desenvolvimento sustentável. É mais uma maneira de contribuir para o futuro das próximas gerações. A Usina Coruripe Matriz e todas as suas filiais são certificadas pela Fundação Abrinq como “Empresa Amiga da Criança”.

AÇÕES DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

- Programa de educação ambiental
- Monitoramento do Rio Coruripe
- Repovoamento do Rio Coruripe com espécies nativas da região
- Utilização de água no processo industrial, em circuito fechado
- Tratamento de efluentes líquidos da indústria e da manutenção automotiva
- Gerenciamento e monitoramento dos resíduos sólidos
- Aproveitamento da torta e filtro na adubação
- Uso da vinhaça e água de lavagem de cana na fertirrigação
- Cogeração de energia por meio da biomassa
- Preservação da reserva legal, APPs e RPPNs
- Produção de mudas com espécies nativas da Mata Atlântica
- Recomposição das matas ciliares e áreas degradadas
- Apoio a pesquisas científicas
- Programas de desenvolvimento sustentável – comunidades
- Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Sítio do Pau-brasil