Empresa

 Tradição, solidez e sustentabilidade, três conceitos que definem com exatidão a filosofia empresarial da Usina Coruripe, uma empresa de capital fechado, cujo desenvolvimento transformou um pequeno engenho de açúcar em uma das mais importantes corporações empresariais do Brasil.

Hoje, a Usina Coruripe Matriz em Alagoas integra o Grupo Tércio Wanderley, que conta ainda com quatro unidades industriais em Minas Gerais: Iturama, Campo Florido, Limeira do Oeste e Carneirinho, além da Coruripe Energética. Juntas são quem mais produzem açúcar e álcool em todo o Norte e Nordeste brasileiro.

Seus três polos de produção fabricam 19 milhões de sacos de açúcar e 460 milhões de litros de álcool. Possuem infraestrutura para estocar 9,2 milhões de sacos de açúcar e 203 milhões de litros de álcool. Na safra de 2014/2015, alcançou um recorde histórico com 13,5 milhões de cana-de-açúcar moídas.

Em 2013, a Usina Coruripe deixou de ser uma organização familiar para assumir práticas profissionalizadas de gestão. Hoje os proprietários continuam traçando as estratégias dos negócios, mas o dia a dia da empresa é gerenciado por executivos que estabeleceram um modelo de administração baseado na meritocracia e visão de longo prazo.

Mas a importância da empresa vai além do cenário econômico e de produção. A preservação da natureza e o cuidado com o ser humano também são prioridades na empresa, que pauta os seus trabalhos alicerçados na responsabilidade socioambiental. A Usina Coruripe gera cerca de 7.000 empregos diretos e 35.000 indiretos, possui programas voltados à comunidade nas áreas de saúde, educação, habitação e aposentadoria, e é detentora dos mais importantes prêmios e certificações na área ambiental.